A coleta de lixo da cidade de Novo Hamburgo foi suspensa nesta terça-feira (8). Ontem, a Art Construtora, Consultoria e Serviços - responsável pelo recolhimento do lixo no município retirou seis caminhões de coleta de circulação e hoje outros quatro foram recolhidos por ordem judicial.
O Secretário municipal do Meio Ambiente, Danilo Oliveira da Silva, disse que a prefeitura está em dia com os pagamentos. Oliveira revelou que, caso o serviço não seja normalizado até amanhã, o executivo chamará a segunda colocada na licitação para assumir o contrato e até a nova empresa assumir será realizado um contrato emergencial. O secretário garante que a coleta deve ser normalizada em 24 horas.
A empresa de transportes Pioneira, que leva o lixo do aterro do bairro Roselândia para Minas do Leão em cinco carretas, também interrompeu o trabalho por não receber há mais de quatro meses da Art Construtora, Consultoria e Serviços. Segundo Jucemar Mohr, dono da pIoneira, ninguém da ART atende as solicitações para resolver o caso. "Caso eles não paguem ainda esta semana terei que fazer um empréstimo para quitar os salários dos meus funcionários", revela.
A ART tem sede em Lagoinhas na Bahia. A reportagem entrou em contato com a empresa e ainda não recebeu retorno dos responsáveis.