O último balanço da Defesa Civil do Rio Grande do Sul mostra que subiu para 13 o número de decretos de situação de emergência já cadastrados no sistema do órgão, devido aos temporais que atingiram o Estado desde o dia 15 de outubro. Os três municípios que ingressaram na lista são Santo Antônio do Palma, São Domingos do Sul e Gentil.
Também estão nesta situação São Sebastião do Caí, Bom Princípio, Pareci Novo, Liberato Salzano, Pantano Grande, Montenegro, Ernestina, Getúlio Vargas, Vila Maria, e Catuípe.
Restam poucas famílias em abrigos ou alojadas em outras residências em decorrência dos eventos climáticos, que atingiram o Estado nos últimos dias. A Defesa Civil, no entanto, permanece atenta para os níveis dos rios, especialmente o Rio dos Sinos e o Uruguai, onde a água segue acima da cota de alerta.
Os técnicos continuam com a força-tarefa, distribuídos em nove equipes, para auxiliar as coordenadorias municipais no suporte às famílias, bem como na parte burocrática de levantamentos de danos, vistorias e preenchimento de documentação.
Até o momento, 81 municípios e 6.160 residências foram afetados pelas chuvas. O número de desalojados chega a 212 e são 115 desabrigados no Estado.