O candidato a prefeito de Porto Alegre Nelson Marchezan Júnior (PSDB) votou pouco antes do meio-dia na Escola Estadual Duque de Caxias, no bairro Azenha. O tucano chegou acompanhado do filho, Nelson Marchezan Neto, da ex-mulher Nadine Dubal, e do candidato a vice, Gustavo Paim. O local de votação contava com segurança da Polícia Federal. A solicitação foi feita pela Justiça Eleitoral.
Marchezan pediu à responsável pela seção para que o filho pudesse entrar junto na cabine de votação, o que foi negado num primeiro momento. "Mas eu vejo um monte de gente entrando com o filho para votar", argumentou Marchezan.
Depois da insistência, ela autorizou a entrada de Neto para votar junto com o pai.
Depois de votar, falou com a imprensa. O candidato disse que o eleitor está falando mais em política e espera mudanças. Perguntado sobre como seria sua relação com Sebastião Melo e o PMDB após o pleito, disse que vai esperar passar a eleição. Sobre a transição com José Fortunati em caso de vitória, afirmou que espera uma passagem de cargo tranquila.
"Nós precisamos fazer uma transição em que cada um faça a sua parte e cumpra suas obrigações institucionais com quem quer que seja", disse Marchezan.
O candidato acompanha ainda os votos do deputado Maurício Dziedricki e do candidato a vice, Gustavo Paim. Depois, descasa e no fim da tarde acompanha a apuração no comitê de campanha.