Vândalos quebraram parte das mudas plantadas em Porto Alegre para repor os 2 mil pés de plantas perdidas no temporal do dia 29 de janeiro. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) informou que os estragos foram provocados durante o último fim de semana, principalmente no Parque Harmonia e na avenida Bento Gonçalves, próximo ao limite com Viamão.
Foram arrancadas as estacas utilizadas para dar suporte às mudas, além de casos em que os vegetais foram quebrados. Ao todo, 60 mudas foram vandalizados.
A Smam pede que a população contribua na fiscalização e denuncie quando suspeitar de casos de vandalismo contra o patrimônio público ligando para o telefone 156.
Até o momento já foram plantadas: oito tipuanas e nove jacarandás na Av. José Bonifácio; dois cateretês na Rua Santana; e dois araçás, 16 camboatás-vermelhos, 27 canafístulas, cinco cocãos, duas corticeiras-da-serra, cinco figueiras, sete figueiras de folha-miúda, sete figueiras mata-pau, 25 guamirins-murta, 16 ingás-feijão, três ipês-brancos, 13 pau-ferro, nove pessegueiros-do-mato, 24 pitangueiras e três sibipirunas na Av. Bento Gonçalves.