A Receita Federal vai apresentar nas próximas horas uma solução alternativa para impressão da guia do eSocial. O sistema para pagamento de tributos para empregados domésticos - FGTS, INSS, Seguro contra acidente de trabalho, reserva para demissão sem justa causa e imposto de renda para trabalhadores que recebam mais de R$ 1.930,00 - apresenta problemas há quatro dias.
Em entrevista ao Gaúcha Repórter, a gerente regional do eSocial, Alessandra Basso, disse que o atual sistema deve continuar sendo usado, mas que uma solução no mesmo site será apresentada. Ela ressalta que foi um problema que não estava previsto, apesar de todos os testes.
"Os contribuintes podem continuar utilizando o mesmo ambiente. Podem continuar tentando. Muitos estão conseguindo. O sistema já foi redimensionado várias vezes para poder resolver esse gargalo que ocorreu efetivamente. Aconteceu uma questão tecnológica que não estava prevista. Porque o sistema estava sendo testado há muito tempo. Ele foi homologado. Tínhamos plena convicção que ele poderia entrar no ar. Não foi uma decisão açodada", destaca.
Alessandra afirma ainda que essa é uma dificuldade que está ocorrendo somente nessa fase de implantação.
"A partir do mês seguinte a pessoa física vai poder realizar sua informação apertando só três teclas. Vai preencher a data do pagamento, encerrar o movimento da folha e gerar a guia. São só essas as informações que ele vai ter de prestar", destaca.
O prazo para pagamento dos tributos dos empregados domésticos é sexta-feira (6), sem multa. Não há confirmação ainda sobre prorrogação do prazo.