O Rio Grande do Sul tem 109 estrangeiros presos em penitenciárias estaduais. Os dados foram divulgados pela Superintendência dos Serviços Penitenciários após solicitação da Rádio Gaúcha. A maioria são uruguaios, com 58 presos, argentinos (15), paraguaios (13) e sul-africanos (8)
Os demais presos são naturais da Colômbia, Venezuela, Espanha, Filipinas, Gana, Guiné Bissau, Líbia, Peru, República Dominicana e Servia e Montenegro.
Do total de detidos, quase 30 respondem por tráfico de drogas. O segundo crime mais frequente é o roubo.
Mais de 56 estrangeiros foram presos somente em 2015. Na última semana, a Polícia Federal (PF) prendeu uma filipina de 42 anos com dois quilos de cocaína no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. De acordo com a polícia, a mulher estava embarcando com destino ao Paquistão.
Conforme o delegado da Polícia Federal do Aeroporto Salgado Filho José Antônio Dornelles de Oliveira, a maioria da prisões no local são por tráfico ou passaporte falso.
"A partir do voo que nos tivemos com a Europa, surgiu uma nova rota. No último sábado nós aprendemos droga chegando ao Brasil. Geralmente a rota é a droga vinda do Peru para ser encaminhada à Europa", afirma.