O candidato ao governo estadual Tarso Genro (PT) participou do programa Sala de Redação na tarde desta segunda-feira (13), no estúdio da Rádio Gaúcha. Com analogias ao futebol, o petista disse que o eleitor precisa comparar a trajetória política dos candidatos, assim como o dirigente de um clube faz ao contratar um jogador. O embate entre o que foi realizado pelas administrações do PT e do PMDB, do concorrente José Ivo Sartori, é uma das principais apostas de Tarso para o segundo turno.
Confira a votação de todos os candidatos nas eleições de 2014
Veja o perfil dos eleitos para a Assembleia Legislativa
Conheça o perfil dos novos deputados federais
"O treinador ou diretoria que vai contratar um jogador, se não fizer uma análise do desempenho do jogador no passado, a contratação será falsa. É uma necessidade as pessoas serem analisadas, tanto no futebol quanto no setor público. Não estou falando do ponto de vista pessoal, mas no enfrentamento das questões do Estado, onde estavam, o que fizeram", disse.
Colorado, ele afirmou que lida em casa com uma maioria gremista - a mulher, as filhas e o neto torcem para o Tricolor. "Na minha sala tem duas fotografias feitas pela minha mulher, uma do glorioso Beira-Rio e outra da Arena. Isso demonstra a capacidade de 'concertación'", afirmou.
Em referência ao adversário, Tarso disse que Sartori "correu por fora" no primeiro turno, já que o embate ficou centrado no PT e no PP, de Ana Amélia Lemos. "O Sartori é um político competente e hornado, mas não participou dos debates, então correu por fora. Ele recebeu a bola quando estava na marca do pênalti".
O petista também disse que se preocupa com a tradição do Rio Grande do Sul de não reeleger governadores. "Me preocupa e pretendo mostrar que nesta circunstância que o Estado está vivendo, a novidade não é desligar da União, a novidade é a continuidade", afirmou, em referência às parcerias com o governo federal realizadas ao longo de sua gestão.
Dia do candidato
Na disputa pelo segundo mandato como governador do Estado, Tarso Genro (PT) participa de uma série de entrevistas ao veículos do Grupo RBS nesta segunda-feira (13). A primeira sabatina foi no programa Gaúcha Atualidade.
José Ivo Sartori (PMDB) também participará da série do dia dos candidatos, na quarta-feira (15). Além das entrevistas na Gaúcha, os dois concorrentes darão entrevistas aos jornais do grupo, para a TVCOM e RBSTV.
Ouça a íntegra do programa