O candidato à reeleição Tarso Genro (PT) participou nesta manhã da primeira de uma série de entrevistas aos veículos do Grupo RBS que ocorrem ao longo desta segunda-feira (13). O petista aproveitou para defender Dilma Rousseff sobre as denúncias de corrupção envolvendo a Petrobras e disse que existe uma conspiração para "marginalizar" o que o partido fez pelo País.
Confira a votação de todos os candidatos nas eleições de 2014
"Existe uma conspiração política para o desgaste da presidente Dilma e um ataque na Petrobras", afirmou em entrevista ao Gaúcha Atualidade.
Ele ainda ponderou que a corrupção existe em toda a sociedade. "É claro que existe corrupção na Petrobras, aliás existe em todos os setores da sociedade. O que nós não podemos é transformar a generalidade do tecido político do País, e a generealidade de um projeto que colocou 50 milhões de pessoas numa situação de vida melhor como se fosse um projeto marginal".
Tarso também aproveitou a entrevista para ressaltar as conquistas do seu governo. Ele disse que o Rio Grande do Sul avançou nos últimos quatro anos na segurança pública em relação a outros estados e citou como exemplos da política adotada a realização de concursos públicos na área e o esvaziamento do Presídio Central. Ele garantiu que a penitenciária estará praticamente vazia até o fim deste ano, com a transferência dos presos para outras unidades.
Em relação à educação, Tarso disse que houve grande avanço. "Quando chegamos no governo, o Rio Grande do Sul era o número 11 na educação básica, hoje estamos em segundo".
Na área da saúde, frisou que 19 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) foram entregues de um total previsto de 40, e que quadruplicou os investimentos na área em alguns casos. Sobre estradas, ressaltou que a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) está trabalhando em cerca de 900 quilômetros de rodovias.
Tarso citou ainda que o Estado melhorou a situação fiscal porque o saldo ficou positivo entre os aumentos de arrecadação e da dívida, sem aumento de impostos.
Dia do candidato
Na disputa pelo segundo mandato como governador do Estado, Tarso Genro (PT) participa de uma série de entrevistas ao veículos do Grupo RBS nesta segunda-feira (13). A primeira sabatina foi no programa Gaúcha Atualidade. No começo da tarde, o petista estará também do Sala de Redação, das 13h às 14h.
José Ivo Sartori (PMDB) também participará da série do dia dos candidatos, na quarta-feira (15). Além das entrevistas na Gaúcha, os dois concorrentes darão entrevistas aos jornais do grupo, para a TVCOM e RBSTV.
Veja os destaques da entrevista:
Ouça entrevista com Tarso Genro (PT)