O próximo domingo (5), dia de eleição, será de passe livre no transporte público e esquema especial de trânsito em Porto Alegre. A gratuidade da passagem passa a valer a partir da meia-noite e vai até as 23h59 do dia 5.
Segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), as linhas de transporte coletivo terão reforço de 40%, somando mais de 15 mil viagens para atender a demanda. Normalmente, os domingos tem 10,7 mil viagens, conforme a EPTC. Caso haja necessidade, uma frota reserva estará disponível para o uso durante o domingo.
O reforço vai atingir principalmente as avenidas Bento Gonçalves, Assis Brasil, Protásio Alves, Ipiranga e João Pessoa. 400 agentes de trânsito estarão nas ruas orientando os motoristas.
Um trecho ficará bloqueado na Avenida Padre Cacique, próximo ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), entre a Rua Barão do Cerro Largo e a Avenida José de Alencar, além de isolamento da área azul do local. Outros bloqueios também poderão ser realizados em razão de carreatas e concentração junto a colégios onde há seções eleitorais ou diretórios de partidos.