Em vistoria na tarde desta quinta-feira (18) ao canteiro de obras da RS-118, o secretário de Infraestrutura afirmou que a duplicação da rodovia entra na 'reta final', embora apenas dois dos 22 quilômetros da estrada nova, em concreto, estejam concluídos. Das oito pontes e viadutos previstos, somente três estão prontos, mas não estão interligados com a estrada. Durante a reunião com DAER e representantes das empreiteiras, o secretário João Victor Domingues cobrou celeridade para a entrega de mais cinco quilômetros de pista em concreto até o final deste mês. Os trechos dependem de sinalização, que começará a ser implantada nos próximos dias. Ele negou que a cobrança por agilidade tenha relação com o período eleitoral.
"Tudo que eu faço de um ano pra cá parece que é em função do período eleitoral. Na verdade, a pergunta que tem que ser feita é por que os governos anteriores não fizeram quando poderiam ter feito. Nós conseguimos resolver todos os problemas da RS-118 e afirmo que agora ela entra na reta final de conclusão. Perto do que encontramos quando assumimos o governo, ela é uma outra condição essa obra. É óbvio que o questionamento do período eleitoral se faz, mas se faz por parte da turma do contra, que não quer que ela aconteça, nem agora, nem nunca", reclamou.
Durante a vistoria, a secretaria de Infraestrutura apresentou dados comparativos sobre a realização da obra pelo atual governo e o anterior. O governo assegura que 80% dos trechos concluídos foram executados nos últimos 3 anos e 9 meses. Domingues negou que a promessa de campanha do atual governo tenha sido concluir a duplicação da RS118 neste ano e afirmou que o cronograma atual prevê a finalização da obra em 2015. Ainda de acordo com ele, o atual governo investiu quatro vezes mais que o governo anterior, somando R$ 67 milhões.
A demora na conclusão foi atribuída a repactuação de contratos com empresas, a desapropriação de terrenos e reintegração de posse de áreas ocupadas por comerciantes. Das mais de 1000 remoções necessárias em 2011, restam agora cerca de 150. Até o final deste ano a previsão é que 15 quilômetros de pista nova estejam entregues.