Sai do ar nesta terça (30) a rede social Orkut, criada em 2004. O Google vai guardar o acervo e usuários terão até 30 de setembro de 2016 para salvar dados próprios. Ao todo serão armazenados mais de 51 milhões de comunidades, 120 milhões de tópicos e mais de um bilhão de interações.
O orkut pode ser considerado a primeira rede social utilizada em larga escaça pelos brasileiros. A partir desta quarta-feira, os usuários não poderão mais acessar os seus perfis, exportar álbuns de fotos para o Google+ e acessar aplicativos e jogos baseados na plataforma. Até setembro de 2016, quem quiser guardar os dados publicados na rede social poderá exportar os dados do perfil, comunidades e fotos com a ferramenta Google Takeout.
O principal motivo para o fim da rede social, de acordo com o Google, é a popularidade de outros serviços da empresa, como YouTube, Blogger e Google+. Desde o anúncio do fechamento do Orkut, o site não aceita novos cadastrados.
As comunidades resistirão ao fim, talvez pela popularidade e exclusividade, já que nenhuma outra rede social trouxe a mesma proposta ou algo que a ultrapasse em conceito. Portanto, as comunidades serão os únicos recursos que poderão ser acessados por meio da web após o fim do Orkut. De acordo com o Google, as mensagens de todos os usuários poderão ser acessadas nessa espécie de “museu on-line”.
Criação do Orkut
O Orkut foi criado em janeiro de 2004. O responsável é o engenheiro de software Orkut Büyükkökten. O serviço foi campeão no segmento no Brasil, a rede despontou como uma das maiores do mundo, brigando do MySpace, que é voltado à música e dominou o setor entre 2003 e 2006.
Em dezembro de 2011, contudo, o Orkut perdeu a preferência dos brasileiros para o Facebook. Em 2012, o Google começou a integrar ainda mais os serviços do Orkut ao Google+. Foi o primeiro passo para o fim da Rede Social.