Para quebrar o paradigma de que “ciclovias afastam os clientes em potencial”, comerciantes e usuários se uniram para incentivar a construção de paraciclos pelas ruas de Porto Alegre. É o projeto Cicloatividade, criado pelo Sindicato do Comercio Atacadista da Capital (Sindiacatadistas), que tem como objetivo ser a primeira plataforma para a produção e instalação de paraciclos, os famosos “estacionamentos” para bikes.
A ideia, inspirada nos eficientes crowdfundings, incentiva os usuários do comércio a comprarem cotas para instalar um bicicletário em algum local da cidade. É como se o dono do estabelecimento fizesse uma “vaquinha” com os seus clientes para possibilitar a produção do equipamento. Para juntar os dois interesses o Sindiatacadistas criou uma plataforma na internet onde o comerciante lança o interesse. A partir daí são criadas cotas de R$ 10,00 que podem ser compradas pelos interessados. Quando o valor chega aos R$ 250,00, a equipe do Cicloatividade se encarrega do resto e entra em contato com os órgãos municiais competentes e faz a instalação seguindo a legislação.
Mesmo antes do lançamento oficial, o projeto já é bem aceito pelo comércio e atualmente há 25 paraciclos instalados nesse sistema em Porto Alegre. O presidente do Sindiatacadistas e um dos líderes do projeto, Denis Pizzato, acredita que a iniciativa promova uma mudança cultural na sociedade. "Vemos que é muito fácil de escolher o local e fazer a intalação. O mais importante é que as pessoas possam colaborar com os paraciclos e com a mudança de atitude no trânsito da cidade", ressalta.
A plataforma virtual, aberta para toda a comunidade, será lançada oficialmente no próximo dia 16 de agosto durante um passeio ciclístico promovido pela entidade. O endereço para o cadastro já está disponível em www.ciclovatividade.org.br. Por enquanto só é possível fazer a inscrição para o passeio, mas a partir da semana que vem começa a valer o cadastro para os paraciclos colaborativos de Porto Alegre.
Saiba mais sobre esse assunto e tudo relacionado à bicicleta na página do Gaúcha No Pedal no Facebook