Dos 7 mil sorteados no programa CNH Social, 721 ainda não compareceram aos Centro de Formação de Condutores (CFCs) para fazer a inscrição. O prazo se encerra nesta sexta-feira (08) às 18 horas. Quem não der início ao processo de habilitação até o fim da tarde perde o benefício. As vagas remanescentes serão sorteadas pelo Detran a partir de terça-feira, dia 12 de agosto, quando abre um novo calendário.
Apenas pessoas de baixa renda podem participar do programa e terão isenção total das taxas para fazer a carteira de motorista. O contemplado pode escolher por fazer sua primeira habilitação, em qualquer uma das categorias, ou complementar sua formação de condutor com outra categoria. A economia é, em média, de R$1,5 mil para a categoria B e R$ 1,2 mil para a categoria A.
O prazo para término da formação é de um ano, e caso o participante do programa reprove na prova teórica, ainda tem chance de refazer uma vez. Se reprovar na prova prática tem direito a oito aulas e realização de uma nova prova. Os futuros condutores que não passarem mesmo com a segunda chance poderão participar novamente do sorteio da CNH Social.
O Diretor Geral Adjunto do Detran-RS, Denilson da Silva, salienta que 50% das vagas destinadas àqueles que querem acrescentar uma categoria à habilitação (por exemplo, adicionar licença para dirigir motocicletas) foram reservadas às mulheres, por uma preocupação em profissionalizar as condutoras. Ao todo, o programa teve 51,3 mil inscritos.