A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) concluiu o relatório produzido sobre a instalação do equipamento ILS 2 no aeroporto Salgado Filho. O equipamento vai melhorar a acessibilidade do aeroporto em 30% nos dias com baixa visibilidade, em função da chuva ou por causa da neblina. Na prática, isso significa que mais voos poderão pousar em Porto Alegre em dias de mau tempo.
O relatório produzido aponta que os técnicos não encontraram nenhuma pendência no terminal e, portanto, o aeroporto tem condições e pode receber o ILS 2.
A vistoria foi realizada durante os dias 6, 7 e 8 de maio. Agora, para que o equipamento possa começar a operar é necessária a apresentação de documentos por parte da Infraero. A Anac disse que está aguardando esses documentos para dar continuidade ao processo.
A Rádio Gaúcha procurou a Infraero, que afirmou que está providenciando os documentos necessários para que a Anac possa concluir o processo de homologação nos próximos dias. A Infraero informou também que a instalação do equipamento já foi concluída e aprovada pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo do Comando da Aeronáutica (Decea).
Em 7 de junho, o coordenador-geral de gestão da navegação aérea civil da Secretaria da Aviação Civil, Max Carvalho, disse que a expectativa era que o ILS 2 começasse a funcionar no mês de junho, poucos dias antes do início da Copa do Mundo.