O número de apagões no Brasil mais que triplicou em 2014. Nos primeiros 48 dias do ano, ocorreram 17 interrupções no fornecimento de energia elétrica no País - no mesmo período de 2013 foram cinco blecautes. As informações são do jornal Zero Hora.
Conforme levantamento do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), os gaúchos também ficaram mais tempo no escuro: dois blecautes afetaram o Rio Grande do Sul.
O estudo leva em conta apenas quedas com carga igual ou superior a 100 megawatts, o suficiente para abastecer um bairro de 165 mil habitantes. O CBIE contabiliza até agora 185 interrupções nos últimos quatro anos.
Na manhã desta terça-feira (18), o assunto começa a ser debatido pela Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativo gaúcha, que pretende discutir as carências no fornecimento de energia no Estado. Foram convocados representantes das três concessionárias de energia do Rio Grande do Sul e da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS (Agergs).