O governo do Estado confirmou na manhã desta sexta-feira (10) o afastamento de três dirigentes da Secretaria Estadual de Obras Públicas investigados pela Polícia Civil na Operação Kilowatt. O anúncio foi feito pelo secretário, Luiz Carlos Busato (PTB), após reunião com o chefe da Casa Civil, Carlos Pestana.
Foram afastados o diretor-geral da secretaria, Eli Pegoraro, que é filiado ao PTB e ex-prefeito de Lagoa Vermelha; Germano Dalla Valentina, secretário-adjunto da pasta, também filiado ao PTB e um dos vogais da executiva estadual do partido; e Odir Baccarin, diretor de Obras Públicas. Ontem já haviam sido afastados outros três servidores da pasta, que estão entre os oito presos pela Polícia Civil.
A Operação Kilowatt foi deflagrada na manhã de quinta-feira e resultou na prisão de quatro empresários, três servidores da Secretaria de Obras e da coordenadora de Educação de São Leopoldo. Os dirigentes da pasta não foram presos, mas estão sendo investigados pela suposta ligação com a fraude.
O grupo é investigado por suposto superfaturamento em obras públicas, como reformas de escolas.