O sonho de uma viagem de bicicleta é mais simples de ser realizado do que a maioria das pessoas imagina. É só andar por aí para perceber que não faltam estradas e paisagens deslumbrantes para serem contempladas bem de perto, sobre duas rodas. Um grupo de 17 gaúchos e paulistas tirou esse plano do papel e passou a virada do ano pedalando na costa do Uruguai. A jornada de 150 quilômetros foi realizada em nove dias, numa pedalada sem pressa, feita realmente pra curtir o trajeto. A Silvia Pont foi uma das integrantes da viagem e dá algumas dicas preciosas pra quem tá pensando em uma aventura como essa.
“Revisa a bicicleta, leva uma câmera extra, troca o pneu antes de ir...não vá de mochila. Ela pesa muito nas costas e até prejudica a respiração. Leva o mínimo de coisas possíveis, de preferência em alforjes (bolsas que são colocadas ao lado das rodas da bike). Importante ainda é levar umas duas garrafas de água, que estejam sempre a mão. E claro: vai tranquilo, pedala no teu ritmo, sem pressa”, aconselha.
Para fazer uma longa viagem não é preciso ser ciclista profissional, garante Sílvia. É importante, no entanto, ter alguns cuidados. Sílvia indica que a pedalada seja feita em grupos e observada algumas dicas de segurança fundamentais. "Ter luz, capacete, refletores. Vale também usar roupa colorida pra ser bem visto, afinal, você tá andando em uma estrada junto com caminhões e carros”.
Para quem ainda não criou coragem, Sílvia deixa a dica: “Foi a coisa mais incrível que fiz na vida. Lindo demais, passamos uma virada de ano incrível. Não tivemos nenhum problema ou acidente. Recomendo muito!”