A segunda fase da vacinação contra febre aftosa no Rio Grande do Sul terminou neste sábado com estimativa de que 98% do rebanho alvo tenha sido imunizado. Nesta etapa, a previsão era de vacinar cerca de seis milhões de bovinos e bubalinos até 2 anos de idade. O secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Luiz Fernando Mainardi, afirma que ainda não recebeu os dados finais, mas que o trabalho ocorreu sem percalços.
“Eu acredito que deva ter chegado próximo dos 100% porque nós tivemos uma vacinação absolutamente normal, transcorreu tudo muito tranquilo, e por isso nós acreditamos que foi um sucesso”, explicou
O investimento do estado foi de R$ 11 milhões, para compra de oito mil doses da vacina. As vacinas são distribuídas gratuitamente a produtores que se enquadram nos critérios do Pronaf e da Agricultura Familiar e têm até cem animais por propriedade. Na primeira fase, concluída em maio, a vacinação obteve 97,7% por cento de cobertura de um total de pelo menos 14 milhões de animais.