A Câmara de Vereadores da Capital discute nesta segunda-feira (18) o Plano Diretor Cicloviário de Porto Alegre. Uma audiência pública vai debater a revogação do dispositivo que prevê a aplicação de 20% da arrecadação de multas para a construção de ciclovias e realização de campanhas para educação do trânsito. A tentativa de retirada do dispositivo é objeto de um projeto de lei complementar apresentado pelo executivo que altera a lei vigente, que institui o Plano Diretor Cicloviário da Capital Gaúcha. O projeto de lei institui um fundo cicloviário, mas desobriga a prefeitura a investir os 20%.
O requerimento para a realização da audiência foi feito pela Mobicidade (Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta) e a ACPA (Associação de Ciclistas de Porto Alegre), que discordam da revogação por entenderem que o dispositivo é uma fonte importante para garantir a construção de ciclovias e promover o uso da bicicleta na cidade.
Na última terça-feira (12) ciclistas da capital organizaram uma bicicletada em protesto a retirada do dispositivo. Com o intuito de entregar ao Prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, e ao Presidente da Câmara, Thiago Duarte, uma petição, os ciclistas pedalaram pelas ruas do Centro e Cidade Baixa. Mais de 2,700 assinaturas foram colhidas na internet.
Audiência Pública sobre Plano Diretor Cicloviário
Segunda-feira, 18 de novembro, às 19h
Câmara Municipal de Porto Alegre
Av. Loureiro da Silva, 255