
Um arranha-céu com 30 andares, que estava em construção, desabou durante terremoto de magnitude 7,7 que atingiu Bangkok, capital da Tailândia, nesta sexta-feira (28).
A estrutura de vários andares desabou após o terremoto, derrubando a grua no topo e levantando uma enorme nuvem de poeira.
O vice-primeiro-ministro Phumtham Wechayachai disse aos repórteres que pelo menos três trabalhadores morreram e 81 ficaram presos nos escombros, uma mistura de sucata e fragmentos de blocos de cimento.
— Quando cheguei para inspecionar o local, ouvi pessoas pedindo ajuda — disse Worapat Sukthai, vice-chefe de polícia do distrito de Bang Sue, à AFP.
— Nunca vivenciamos um terremoto com impacto tão devastador — completou.
Assista:
Terremoto
O epicentro do tremor foi em Mianmar, mas os abalos foram sentidos na Tailândia e na China. O terremoto ocorreu na tarde desta sexta-feira, pelo horário local (na madrugada, pelo horário de Brasília).
O tremor foi seguido por um forte abalo secundário de magnitude 6,4.
A área metropolitana de Bangkok abriga mais de 17 milhões de pessoas, muitas das quais vivem em apartamentos altos. Alarmes dispararam em prédios na cidade às 13h30min (horário local), e moradores assustados foram desocupados por escadas de edifícios altos, como condomínios e hotéis. O Departamento de Prevenção de Desastres da Tailândia afirmou que o terremoto foi sentido em quase todas as regiões do país.
— De repente, todo o prédio começou a se mover. Imediatamente houve gritos e muito pânico — disse Fraser Morton, um turista escocês que estava em um shopping na capital tailandesa.
Comecei a andar calmamente no início, mas então o prédio começou a se mover de verdade. Muitos gritos, muito pânico, pessoas descendo as escadas rolantes na direção errada, muitos estrondos e objetos caindo dentro do shopping.
FRASER MORTON
Turista escocês
Assim como Morton, milhares de pessoas correram para o Parque Benjasiri, vindas de shoppings, prédios altos e apartamentos ao longo da movimentada Sukhumvit Road, em Bangcoc. Muitos estavam ao telefone tentando entrar em contato com seus entes queridos, enquanto outros buscavam sombra.
O som de sirenes ecoou pelo centro de Bangkok, e as ruas ficaram congestionadas, com alguns dos já engarrafados trechos da cidade paralisados. A prefeitura declarou a cidade como área de desastre para facilitar a ajuda interagências e as operações de emergência.