
Han Jong-Hee, um dos diretores executivos da Samsung, morreu nesta terça-feira (25) vítima de um ataque cardíaco. Ele tinha 63 anos.
"Han foi fundamental no lançamento das televisões LED de classe mundial da Samsung. Suas numerosas inovações permitiram à empresa demonstrar continuamente sua liderança tecnológica", diz trecho da biografia de Han no site da empresa sul-coreana.
Conforme um porta-voz da Samsung, Han Jong-Hee deixa a esposa e três filhos. Ele atuou durante 37 anos na gigante de tecnologia sul-coreana, com reconhecimento por ter popularizado as televisões LED da empresa no mundo.
Trajetória
Nascido em 1962, Han Jong-Hee começou trabalhar na Samsung em 1988. Ele revolucionou a divisão de televisões da empresa, alçando os produtos da Samsung ao mercado mundial.
Bacharel em Engenharia Elétrica pela Universidade Inha, iniciou sua trajetória na Samsung como operador de exibição. Pouco tempo depois, virou chefe da divisão de televisões, como importante nome no lançamento dos televisores de LED da empresa.
Assumiu o cargo de co-CEO em 2022, juntamente com Jun Young-Hyun, que comanda o departamento de semicondutores da Samsung. Han era responsável pela Samsung Eletronics, parte da empresa voltada ao desenvolvimento de eletrônicos e eletrodomésticos como smartphones e televisões.
A Samsung Electronics é a filial mais importante do Grupo Samsung, o maior dos conglomerados familiares que dominam a quarta maior economia asiática.
A morte de Han pode ser um golpe na estratégia da Samsung de manter sua posição dominante no mercado mundial de televisões, comentou à AFP Kim Dae-jong, professor de Administração de Empresas na Universidade Sejong de Seul.