O Congresso dos Estados Unidos certificou, nesta segunda-feira (6), que Donald Trump venceu a eleição de novembro, tornando-se o 47º presidente do país, após os legisladores contarem e confirmarem os votos do Colégio Eleitoral.
— Donald J. Trump, do Estado da Flórida, recebeu 312 votos (de delegados). Kamala D. Harris, do estado da Califórnia, recebeu 226 votos — declarou a própria Kamala aos legisladores reunidos após a conclusão da contagem.
A democrata, que supervisionou a certificação como parte das funções de vice-presidente, afirmou que a contagem oficial "deverá ser considerada uma declaração suficiente" para que o candidato republicano e o vice-presidente eleito JD Vance tomem posse em 20 de janeiro.
Após a certificação do resultado, Trump deverá tomar posse em 20 de janeiro. O evento cívico-militar marca o início de um novo mandato no governo americano. Ele será o homem mais velho a ocupar o cargo, com 78 anos e sete meses.
O evento ocorreu exatamente quatro anos após a invasão ao Capitólio, durante a certificação dos votos do democrata Joe Biden, que derrotou Trump em 2020.