Mundo

Tradição americana

Biden "perdoa" perus durante cerimônia de Ação de Graças: "Mantenha a calma e continue grugulejando"

Em cerimônia que acontece nos Estados Unidos anualmente, presidente salvou as aves Peach e Blossom de irem parar na panela para a ceia

AFP

— Fique calmo e continue grugulejando — disse o presidente americano, Joe Biden, em sua última cerimônia de indulto ao peru de Ação de Graças antes de Donald Trump voltar à Casa Branca.

O presidente democrata em fim de mandato, de 82 anos, salvou dois perus, Peach e Blossom, de irem parar na panela para a tradicional ceia de Ação de Graças, na qual estas aves costumam ser servidas recheadas.

Como de costume, Biden aproveitou a ocasião para fazer piada.

Biden contou que, durante a viagem entre a granja em Minnesota onde foram criadas e Washington, as duas aves "estiveram tranquilas, continuaram grugulejando, e ainda grugulejam".

As palavras do democrata têm um significado especial a menos de dois meses para ele deixar a Casa Branca. Trump, que derrotou nas urnas a vice-presidente Kamala Harris, parece disposto a desmontar muitas das políticas de Biden.

Biden concluiu a intervenção lembrando que esta é sua "última vez" como mestre de cerimônias desta tradição.

— Deixem-me dizer-lhes, tem sido a honra da minha vida, sou eternamente grato — disse o democrata, que abandonou a disputa à reeleição em julho, depois de um desempenho desastroso em um debate televisionado contra Trump.

À medida que se aproxima o final de seu mandato na presidência, Biden vai se concentrar nos indultos que os presidentes americanos costumam dar antes de deixarem o Salão Oval.

Ele assegurou que não concederá um: para seu filho Hunter Biden, declarado culpado de posse ilegal de arma.

Em outro julgamento, ele se declarou culpado de fraude fiscal.

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Balanço Final

23:00 - 00:00