Ao menos 10 pessoas morreram na passagem do furacão Milton pelo estado da Flórida, no sudeste dos Estados Unidos, informou o secretário da Segurança Nacional, Alejandro Mayorkas, nesta quinta-feira (10).
— Temos relatos de que pelo menos 10 pessoas perderam a vida em consequência do furacão Milton — disse Mayorkas à imprensa, especificando que as mortes foram causadas por tornados registrados durante a passagem da tempestade.
Com ventos de 205 km/h, o furacão Milton tocou o solo da Flórida por volta das 21h30min de quarta-feira (9), no horário de Brasília, de acordo com o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos.
O fenômeno chegou na categoria 3, mas foi perdendo força e enfraqueceu para a categoria 1, com ventos de 145 km/h. Na madrugada desta quinta (10), já deixava a região de Tampa rumo a Orlando.
O furacão provocou inundações em diversas cidades antes de tocar o solo e reduzir sua força.
Mais de 3 milhões de casas na Flórida estão sem eletricidade em razão da passagem de Milton, que chega apenas duas semanas após o fenômeno Helene devastar a Flórida e outros Estados do sudeste, deixando pelo menos 236 mortos.