Um forte terremoto atingiu a Costa Oeste dos Estados Unidos nesta quarta-feira (30), informou o serviço geológico nacional USGS (na sigla em inglês), mas nenhum alerta de tsunami foi emitido.
O tremor de magnitude 6 foi registrado em uma falha geológica sob o Oceano Pacífico, a 279 quilômetros da cidade de Bandon, no estado de Oregon, segundo as informações preliminares.
O sismo foi registrado às 13h15 locais (17h15 em Brasília), de acordo com os primeiros registros.
Por ora, não há informação sobre danos materiais ou feridos na região.
O Serviço Meteorológico Nacional (NWS, na sigla em inglês), confirmou minutos depois que não há risco de tsunami.
"Não há risco de tsunami com este sismo no litoral de Oregon", escreveu a agência nas redes sociais.
O terremoto ocorreu justamente enquanto o estado executava um exercício para testar sua capacidade de resposta perante um eventual terremoto.
A operação, chamada Iron-OR 24, é uma simulação de dois dias durante a qual as autoridades de várias cidades do estado trabalham os mecanismos de resposta em caso de um sismo de magnitude 9,0 sacudir a região, algo que poderia fazer colapsar os serviços de comunicação e eletricidade, bem como interromper estradas e redes viárias.
"Estamos tentando responder melhor de forma geral", disse na terça-feira Amanda Westervelt, do serviço de emergência da cidade de Portland, segundo a imprensa local.
Com cada treinamento, "nos preparamos melhor para qualquer resposta, qualquer emergência que a cidade enfrenta".
* AFP