O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, conversaram por telefone nesta quarta-feira (9). As informações são do g1.
O primeiro diálogo entre ambos desde agosto durou cerca de 30 minutos e os dois líderes abordaram a tensão crescente entre Israel e Irã, desde o lançamento de centenas de mísseis iranianos contra o território israelense na última semana.
O governo dos Estados Unidos tenta avançar por um cessar-fogo na região. A secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, descreveu a conversa telefônica como “direta e muito produtiva”. Ela destacou que, apesar das divergências existentes, Biden e Netanyahu perseveram em manter um diálogo aberto.
O embaixador de Israel na ONU, Danny Danon, avaliou que o telefonema foi "positivo" e destacou o apoio dos Estados Unidos a Israel, incluindo a preparação de um contra-ataque ao Irã.
— Como dissemos antes, Israel retaliará pelo ataque... Escolheremos os locais. Será doloroso para o regime iraniano — disse Danon.
Enquanto a ligação entre Biden e Netanyahu acontecia, o ministro da Defesa israelense divulgou um vídeo, no qual destacou que o país segue planejando o contra-ataque contra o Irã.
— Quem nos atacar será ferido e pagará um preço. Nosso ataque será letal, preciso e, acima de tudo, surpreendente. Eles não entenderão o que aconteceu e como aconteceu, mas verão os resultados — afirmou.
As relações entre Biden e Netanyahu têm sido tensas, em razão da forma como o premiê israelense está lidando com a guerra. As tensões aumentaram nas últimas semanas, com os Estados Unidos sendo pegos de surpresa pelas ações de Israel, como o assassinato do líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, e a explosão de pagers e walkie-talkies.