O primeiro voo da Força Aérea Brasileira (FAB) que faz a repatriação de brasileiros que estavam no Líbano decolou de Beirute com destino a base aérea de Guarulhos, em São Paulo. A partida aconteceu no início da tarde deste sábado (5), no horário brasileiro.
Segundo o g1, 229 brasileiros estão sendo transportados na aeronave KC-30, que pertence à FAB. No grupo, estão pelo menos 10 crianças de colo. Também viajam três animais domésticos. Essa é a primeira parte da operação Raízes do Cedro, organizada pelo governo federal, cujo objetivo é repatriar até 500 pessoas por semana.
Estima-se que cerca de 20 mil nascidos no Brasil vivam no Líbano atualmente. Destes, 3 mil demonstraram interesse em deixar o território, sendo a maioria residentes de Beirute ou do Vale do Bekaa.
Adiamentos
Inicialmente marcada para sexta-feira (4), a repatriação foi adiada para possibilitar uma análise das condições de segurança. Na noite de quinta-feira (3), bombardeios israelenses em direção ao Líbano foram intensificados, atingindo áreas próximas ao aeroporto de Beirute.