Uma avalanche na tarde de quarta-feira (4) no Cerro López, a oeste da cidade de San Carlos de Bariloche, na Patagônia argentina, causou a morte de uma turista irlandesa, o desaparecimento de um homem e deixou outro ferido. De acordo com a Defesa Civil local, uma operação de busca começou ainda na quarta-feira mas foi suspensa durante a noite. As buscas foram retomadas nesta quinta-feira (5). Informações de O Globo.
Até o momento da publicação desta reportagem, as autoridades da Comissão de Resgate do Club Andino não haviam descoberto a identidade do sobrevivente, mas se sabe que ele é morador de Bariloche. Ele foi resgatado com um quadro de hipotermia, por isso não conseguiu fornecer informações sobre seus companheiros.
O outro homem desaparecido também é argentino, mas não foram divulgados mais detalhes sobre sua identidade.
Cerca de 20 pessoas trabalham na busca por sobreviventes na área afetada pela avalanche.
Ainda não foi confirmada qual atividade eles estavam realizando no cerro, que é um local que costuma receber esquiadores.
O Cerro López está localizado no que é conhecido como Circuito Chico. Em sua base, encontra-se a Vila Colonia Suiza e os lagos Moreno e Nahuel Huapi. A montanha tem uma altura de 2.075 metros acima do nível do mar e é um dos principais pontos turísticos de Bariloche.