Uma pesquisa realizada pela agência de notícias Reuters e pelo Instituto Ipsos, divulgada nesta quinta-feira (29), mostra que a candidata democrata à presidência dos Estados Unidos, Kamala Harris, lidera as intenções de voto, ampliando a vantagem sobre o republicano Donald Trump especialmente entre eleitores do sexo feminino e latino-americanos.
De acordo com o levantamento, Harris tem 45% das intenções de voto, contra 41% de Trump. A pesquisa ouviu apenas eleitores registrados, ou seja, aqueles que se cadastraram para votar em seus Estados — já que o voto não é obrigatório nos EUA.
A vantagem de Harris sobre Trump aumentou para quatro pontos percentuais entre esses eleitores, em comparação com o levantamento anterior da Reuters/Ipsos, que mostrava uma diferença de apenas um ponto percentual no final de julho.
A pesquisa foi conduzida ao longo de oito dias, com uma margem de erro de dois pontos percentuais. Além disso, o levantamento revelou que Harris tem conquistado mais apoio entre mulheres e latino-americanos.
Entre os latinos, também conhecidos como hispânicos nos EUA, Harris lidera com 49%, enquanto Trump tem 36%, uma diferença de 13 pontos percentuais.
Em julho, Harris já tinha uma vantagem de nove pontos entre as mulheres e de seis pontos entre os hispânicos, conforme as quatro pesquisas realizadas pela Reuters/Ipsos naquele mês.
Por outro lado, Trump continua a liderar entre eleitores brancos e homens, com margens semelhantes às de julho. No entanto, sua liderança entre eleitores sem diploma universitário caiu para uma vantagem de sete pontos na última pesquisa, em comparação com os 14 pontos no levantamento de julho.