O ex-presidente uruguaio José Mujica, em recuperação após receber tratamento por um câncer de esôfago, está internado para exames e se prevê que ele volte para casa nas próximas horas, informou à AFP sua médica nesta terça-feira (27).
A médica Raquel Pannone disse que o ex-presidente de 89 anos, que governou o Uruguai de 2010 a 2015, foi internado na segunda-feira (26) em um hospital de Montevidéu.
— Ontem (segunda) à tarde veio ao hospital e ficou até agora. Em breve, com certeza vai poder ir embora, porque já vai estar melhor. Estamos fazendo exames e essa é a ideia e o plano que temos agora — indicou Pannone.
Mujica foi diagnosticado com um câncer de esôfago no início de maio e submetido a sessões de radioterapia até meados de junho.
Sua médica pessoal declarou em 21 de junho que o ex-presidente estava "bem", se recuperando de um tratamento oncológico "muito agressivo" e alertou que os efeitos colaterais poderiam afetá-lo devido à sua idade avançada e à insuficiência renal.
— Estamos controlando permanentemente e no momento não consigo dizer o que vai acontecer, porque não tem nada grave, mas tem de tudo um pouco — disse Pannone ao jornal La Diaria.
Ao New York Times, desabafo e o costumeiro tom filosófico
Há três dias, o ex-presidente uruguaio revelou ao jornal norte-americano que tratamento contra o câncer foi bem-sucedido, e fez reflexões sobre Deus, a humanidade e o capitalismo. Veja algumas das frases ditas:
Fizeram um tratamento com radiação em mim. De acordo com os médicos, correu tudo bem, mas eu estou destruído
desabafo sobre o enfrentamento a doença
A vida é linda. Com todos os seus altos e baixos, eu amo a vida. E estou perdendo-a porque é minha hora de ir embora
reconhecendo os tempos difíceis diante da luta contra o câncer
A humanidade precisa trabalhar menos, ter mais tempo livre e ser mais pé no chão.
na entrevista, Mujica criticou o excesso de consumo e trabalho
Por que tanto lixo? Por que você tem que trocar de carro? Trocar a geladeira? Só existe uma vida e ela acaba. Você tem que dar sentido a ela. Lute pela felicidade, não apenas pela riqueza
para Mujica, as pessoas precisam escapar da “lei da necessidade”.
Eu respeito muito as pessoas que acreditam. É como um consolo quando se depara com a ideia da morte. Porque a contradição da vida é que ela é um programa biológico projetado para lutar para viver. Mas a partir do momento em que o programa começa, você está condenado a morrer
disse Mujica, que pediu para ser lembrado no futuro como um “velho maluco”