Nove pessoas morreram em uma explosão com carro-bomba que destruiu no domingo um café movimentado em Mogadíscio durante a transmissão da final da Eurocopa, informaram nesta segunda-feira algumas fontes das forças de segurança da Somália.
"Um veículo repleto de explosivos provocou a explosão devastadora no restaurante. Confirmamos nove civis mortos e 20 feridos na explosão", afirmou Mohamed Yusuf, da Agência Nacional de Segurança.
Algumas horas antes, as autoridades haviam anunciado um balanço de cinco mortos no ataque contra o Top Coffee Restaurant de Mogadíscio.
A agência estatal de notícias do país informou que fontes policiais atribuíram o atentado a "terroristas Kharijite", termo utilizado pelas autoridades para fazer referência ao grupo jihadista Al Shabab, ligado à Al-Qaeda.
O café estava cheio de pessoas que assistiam à final da Eurocopa, segundo a imprensa local, que mostrou uma grande bola de fogo e colunas de fumaça no local.
A polícia isolou a área, próxima do complexo do palácio presidencial chamado de Vila Somália, que estava lotado no momento da explosão.
O Al Shabab trava há mais de 17 anos uma rebelião sangrenta contra o frágil governo federal da Somália, com bombardeios em Mogadíscio e outras partes do país.
* AFP