O Uruguai tem mais de 3 mil pessoas desalojadas em virtude das inundações dos últimos dias, conforme boletim do Sistema Nacional de Emergencias (Sinae), publicado pelo jornal El País, no último domingo. O país vizinho, em menor escala, tem sofrido com as chuvas que assolam o Rio Grande do Sul desde o fim de abril e começo de maio.
Segundo o informe, 3.034 pessoas distribuídas em nove departamentos do país vizinhos, 598 foram evacuadas das suas residências e 2.436 saíram das suas casas com os aviso feitos pelas autoridades uruguaias.
"Em comparação com o relatório de ontem (sábado), o número de evacuados aumentou ligeiramente, mas o número de pessoas que saíram por conta própria diminuiu e, consequentemente, o número de desalojados", afirma o boletim.
As inundações afetam os departamentos de Paysandú, Treinta y Tres, Salto, Durazno, Cerro Largo, Artigas, Tacuarembó, Rocha e Soriano.
No Rio Grande do Sul, são 147 mortes confirmadas no RS, 127 desaparecidos, 806 feridos, e 447 municípios afetados, conforme o boletim divulgado às 12h desta segunda-feira (13). O nível do Guaíba segue em elevação no Cais Mauá e chegou à marca de 4m91cm na medição das 11h15min desta segunda-feira — um aumento de 35cm desde sábado (11), quando chegou à mínima de 4m56cm.