O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, confirmou, nesta segunda-feira (13), a reconversão em mesquita da igreja bizantina de São Salvador de Cora, local emblemático de Istambul.
"A mesquita de Kariye (nome turco), em sua nova identidade, permanece aberta a todos", declarou Erdogan em declarações à imprensa junto do primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, que havia pedido que o presidente turco revertesse a decisão tomada em 2020.
A igreja bizantina de Cora é sobretudo conhecida pelos magníficos mosaicos e afrescos do século XIV, incluindo uma monumental composição do Juízo Final.
O chefe de Estado turco não respondeu aos apelos do primeiro-ministro grego para reverter a decisão.
"Como disse ao primeiro-ministro (grego), abrimos nossa mesquita Kariye ao culto e às vítimas depois de um trabalho de restauração minucioso, conforme a decisão que tomamos em 2020", acrescentou.
"Tive a oportunidade de discutir com Erdogan sobre a conversão da igreja São salvador de Cora e expressei meu descontentamento", disse Mistotakis.
"É ao menos muito importante preservar o valor cultural único desse monumento, inscrito no patrimônio mundial da Unesco, para que possa continuar acessível a todos os visitantes", acrescentou.
Recep Tayyip Erdogan, promotor de um islã político, havia ordenado, em agosto de 2020, a conversão desta igreja bizantina do século V em mesquita, um mês depois da abertura ao culto muçulmano da antiga basílica de Santa Sofia.
Os primeiros fiéis foram recebidos ali em 6 de maio, após a Páscoa Ortodoxa, e alguns afrescos ficaram ocultos por uma cortina.
Mitsotakis expressou de imediato seu "incômodo". "Não faltam mesquitas na cidade. Não é uma forma de tratar o patrimônio cultural", disse, após lembrar que "Istambul foi a capital de Bizâncio e da Ortodoxia durante mais de mil anos".
Antes de sua visita a Ancara, o premiê grego havia anunciado no sábado sua intenção de abordar o tema com seu anfitrião e pedir-lhe para "reverter" a decisão.
Depois de duas décadas de tensões e mal-entendidos, os dois dirigentes iniciaram um processo de normalização de suas relações, o que foi saudado por Erdogan.
O presidente turco disse que a reunião entre os dois foi "muito produtiva, sincera e construtiva".
* AFP