O uso de vídeos manipulados com uso de inteligência artificial (IA) pautou a campanha eleitoral nacional na Índia neste mês. Partidos políticos decidiram usar o recurso para "ressuscitar" opositores e expor candidatos em vídeos editados digitalmente.
O caso mais emblemático é o de Tamil Nadu, Estado do sul do país onde a oposição utilizou um vídeo gerado por IA da atriz e política J. Jayalalithaa, falecida em 2016, para criticar o governo local.
O partido no poder respondeu com um vídeo de seu ex-adversário M. Karunanidhi, falecido em 2018, no qual elogia seu filho, M.K. Stalin, o atual ministro-chefe do Estado.
O uso de figuras "muito carismáticas" é uma nova forma de conquistar audiências, declarou à AFP Senthil Nayagam, fundador da sociedade Muonium, responsável pela mídia criada digitalmente que ressuscitou Karunanidhi.
Segundo Nayagam, a ampliação da internet nas áreas rurais, onde vive mais da metade dos 800 milhões de usuários do país, possibilitou que as mensagens políticas sejam difundidas de forma mais eficaz e barata do que com comícios tradicionais.
Contudo, a tecnologia pode ser utilizada para desinformar, o que constitui "uma ameaça grave à democracia e às instituições sociais", alertou em novembro o ministro das Comunicações do país, Ashwini Vaishnaw.
Este recurso pode reproduzir tão bem a voz e a imagem de um político que os eleitores mal conseguem distinguir o verdadeiro do falso.
— A IA pode se tornar a ferramenta de desenvolvimento mais importante do século 21 e também pode desempenhar o papel mais importante na destruição do século 21 — disse o primeiro-ministro Narendra Modi.
Apesar disso, seu partido, o BJP, foi um dos primeiros a utilizar estas ferramentas para fazê-lo aparecer virtualmente em comícios.
Aumento de pedidos de IA
Divyendra Jadoun, criador de produtos de IA para a empresa The Indian Deepfaker, diz ter observado um "enorme aumento" dos pedidos deste tipo e reconhece que "uma grande parte do país" não entende essa tecnologia e acredita fielmente em seus conteúdos.
— Temos a tendência de verificar apenas os vídeos que vão contra nossas ideias pré-concebidas — afirma Jadoun.
A ferramenta também é utilizada para zombar de adversários políticos. O Congresso, principal partido da oposição, divulgou um vídeo alterado digitalmente no qual o ministro Narendra Modi canta uma música sobre suas supostas ligações com empresários poderosos.
Outro partido de oposição, Aam Aadmi, no governo de Nova Délhi, compartilhou um vídeo gerado por IA no qual Modi foge com uma urna eleitoral.
— É mais eficaz ridicularizar um adversário para reduzir suas opções políticas que tratá-lo como um valentão ou corrupto — avalia Joyojeet Pal, especialista em tecnologia e democracia da Universidade de Michigan.
Além disso, o especialista aponta que a crescente "polarização" na política faz com que os eleitores estejam "mais inclinados" a acreditar nas informações falsas do campo adversário.
— É uma ameaça para a democracia como um todo — alerta Joyojeet Pal.