Vladimir Putin afirmou, após sua vitória nas eleições presidenciais da Rússia no domingo (17), que pretende invadir mais regiões da Ucrânia. O objetivo, segundo ele, seria criar uma zona de tampão que proteja as forças russas, que estão em território dominado, de eventuais ataques de longo alcance e de incursos ucranianos. As informações são do g1.
— Nós seremos forçados, em algum momento, a considerar ser necessário criar uma espécie de "zona sanitária" nos territórios controlados pelo (governo ucraniano) — disse no domingo, após a divulgação dos resultados das eleições que ele venceu.
Com a invasão dessas novas regiões para a consolidação da zona de tampão, segundo Putin, haveria um espaço geográfico protegendo a Rússia de ataques de longo alcance dos ucranianos. Além disso, com essa zona, seria mais difícil invadir territórios russos com armas de ataque estrangeiras que os ucranianos têm.
Atualmente, a linha de frente da guerra entre a Rússia e a Ucrânia, que já dura mais de dois anos, tem mais de 1 mil quilômetros de extensão nas regiões leste e sul da Ucrânia.
No estágio atual do conflito, os ucranianos estão com falta de munição e há relatos de cansaço entre os combatentes. Os russos tiveram algumas vitórias recentes em campo de batalha, mas a Ucrânia tem respondido com ataques à longa distância, atingindo refinarias e depósitos existentes em território russo.
Enquanto isso, Putin tem dado declarações vagas sobre seus objetivos com o conflito, especialmente depois que a invasão total à Ucrânia não se concretizou.