O secretário do Conselho de Segurança da Rússia, general Nikolai Patrushev, reuniu-se nesta terça-feira (27) em Manágua com representantes de Cuba, Nicarágua, Venezuela e Bolívia, para conversar sobre cooperação na área de segurança.
"A importância da sua região para o mundo, sobretudo para a Rússia, cresce rapidamente. São seus países que estão na vanguarda da verdadeira soberania da América Latina", disse Patrushev, segundo uma tradução oficial divulgada por veículos oficiais da Nicarágua.
"Apreciamos o seu não-alinhamento de princípio à política ocidental de sanções contra a Rússia. Da nossa parte, estamos dispostos a fornecer todo o apoio necessário, pleno e integral, aos nossos amigos latino-americanos", ressaltou o comandante militar, cujo país enfrenta sanções dos Estados Unidos e da União Europeia pela ofensiva militar na Ucrânia.
Para a Rússia, é uma "necessidade apoiar os Estados latino-americanos submetidos à pressão dos Estados Unidos e de seus aliados na defesa de sua soberania e independência", acrescentou o general.
"Falta reforçar nossa coordenação nos fóruns internacionais", ressaltou Patrushev, que chegou a Manágua na noite de ontem, procedente de Cuba.
O assessor presidencial da Nicarágua para Investimentos, Comércio e Cooperação Internacional, Laureano Ortega Murillo, disse que se tratou de uma reunião "de países irmãos que enfrentam o mesmo adversário".
O encontro faz parte de "reuniões que são necessárias para os nossos vínculos de segurança, para nos defendermos, unidos, das agressões de que somos alvo por parte dos Estados Unidos e de seus aliados", considerou o comandante do Exército da Nicarágua, general Júlio César Avilés.
* AFP