O ministro francês das Relações Exteriores, Stéphane Séjouré, reiterou nesta segunda-feira (26), em visita a Rabat, o apoio "claro e constante" de seu país ao plano de Marrocos para conceder um status de autonomia para o Saara Ocidental.
"É uma questão existencial para Marrocos. Sabemos disso (...). Agora é momento de seguir adiante, me encarregarei pessoalmente disso", disse Séjouré em coletiva de imprensa ao lado de seu homólogo, Nasser Bourita.
O Saara Ocidental, uma ex-colônia espanhola, é um território em sua maior parte controlado pelo Marrocos, mas reivindicado por separatistas saarauis da Frente Polisário, apoiados pela Argélia.
A ONU o considera um "território não autônomo".
Marrocos luta por um plano de autonomia sob sua soberania enquanto a Frente Polisário exige um referendo de autodeterminação monitorado pelas Nações Unidas.
O ministro francês disse à imprensa que quer "acompanhar o desenvolvimento" desta região, "em apoio aos esforços marroquinos".
A visita do ministro ocorre após uma série de crises diplomáticas entre Paris e Rabat e tem como objetivo "começar um novo capítulo" em suas relações, segundo uma fonte diplomática.
Dt-cgo/ezz/pc/mb/jc/aa
* AFP