Um avião da companhia Japan Airlines com 379 passageiros a bordo foi evacuado depois de pegar fogo na pista do aeroporto de Haneda, em Tóquio, nesta terça-feira (2), quando aterrisava. A aeronave colidiu contra um avião da Guarda Costeira japonesa que estava parado.
O choque gerou explosões em ambas as aeronaves. Imagens da TV japonesa NHK mostram o momento da colisão, que ocorreu quando a aeronave da Japan Airlines trafegava na pista de pouso.
Segundo a NHK e a agência estatal Kyodo, cinco dos seis tripulantes do avião da Guarda Costeira morreram no choque. A Guarda Costeira japonesa disse que o piloto da aeronave conseguiu escapar e está internado em estado grave.
A Japan Airlines afirmou que todas as 379 pessoas a bordo da aeronave foram retiradas a tempo - o avião foi depois consumido pelas chamas. A polícia local disse à imprensa japonesa que 17 passageiros ficaram feridos. A aeronave da Guarda Costeira levaria ajuda a regiões atingidas pelo terremoto desta segunda-feira (1°) na costa oeste do país.