A Comissão de Relações Exteriores do parlamento da Turquia deu, nesta terça-feira (26), consentimento à candidatura da Suécia para aderir à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), aproximando o país nórdico da adesão à aliança militar ocidental.
O protocolo de adesão dos suecos terá agora de ser aprovado na assembleia geral do parlamento turco para a última fase do processo legislativo, mas ainda não há data para a votação.
Membro da Otan, a Turquia atrasou a adesão da Suécia por mais de um ano, acusando o país de ser muito tolerante para com grupos que Ancara considera ameaça à sua segurança, incluindo militantes curdos.
O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, saudou o avanço, dizendo que conta com a Turquia e a Hungria "para completarem agora as suas ratificações o mais rápido possível".
A Hungria também paralisa a candidatura da Suécia, alegando que os políticos suecos contam "mentiras descaradas" sobre a condição da democracia húngara, e o país ainda não anunciou quando poderá ocorrer a ratificação sueca.