Um forte temporal provocou a morte de pelo menos 13 pessoas no sábado (16), em Bahía Blanca, uma cidade portuária do sudoeste da Argentina. A região ficou parcialmente sem luz por causa da chuva e dos fortes ventos que atingiram a localidade, informaram as autoridades.
A tempestade também atingiu a capital Buenos Aires. Vários pontos turísticos e espaços públicos foram danificados. Nos aeroportos de Ezeiza e Aeroparque, o mau tempo causou danos à infraestrutura dos edifícios e atrasos nos voos.
Em Bahía Blanca, a chuva causou o desabamento do telhado de um clube durante uma competição de skate em, disseram fontes da prefeitura da cidade argentina.
"Infelizmente, o serviço de emergência confirma a morte de 13 pessoas no clube Bahiense del Norte", informou a prefeitura em um comunicado.
Além da forte chuva, o vento atingiu velocidade de mais de 140 km/h na cidade, de acordo com o serviço meteorológico.
O presidente Javier Milei expressou "suas mais profundas condolências" pelas vítimas e seu gabinete informou que o governo está "monitorando a delicada situação".
"O gabinete nacional está trabalhando em conjunto com as autoridades provinciais e municipais para ajudar as vítimas e controlar os danos", disse o gabinete presidencial.
O Serviço Meteorológico Nacional (SMN) declarou alerta "laranja" nas províncias de Buenos Aires, Entre Ríos, Córdoba e Santa Fé (centro-leste), com chuvas de até 130 mm, e alerta "amarelo" para outras seis províncias. Também previu o avanço das tempestades em direção ao norte.
Os ventos foram gerados por "uma grande massa de ar anteriormente quente e úmido que foi ativada com a passagem de uma frente fria", mas sem relação específica com o atual fenômeno El Niño, explicou o meteorologista Leo DeBenedictis.
Destruição em Buenos Aires
Em Buenos Aires, o cenário também foi de destruição. Com ventos chegando a quase 100 km/h, foram registradas fortes chuvas e cortes de energia elétrica na manhã de domingo (17), informou o prefeito Jorge Macri.
A capital amanheceu com 360 árvores caídas que destruíram veículos, cortaram cabos e interromperam o trânsito em ruas e avenidas. O aeroporto Jorge Newbery, em Buenos Aires, também sofreu com o mau tempo. O local ficou parcialmente destruído e precisou parar as operações por cerca de seis horas.
De acordo com a concessionária Aeropuertos Argentina 2000 (AA2000), a tempestade "gerou vidros quebrados, explosões de telhados em hangares e danos gerais em aeronaves estacionadas" no aeroporto. O serviço ainda está sendo normalizado. As informações são do jornal local La Nacion.