O Ministério da Defesa de Taiwan anunciou nesta sexta-feira (8) que detectou um balão da China que havia cruzado a fronteira entre a ilha autônoma e o continente.
"Um balão da RPC (República Popular da China) foi detectado às 11h52 (00h52 no horário de Brasília) de ontem, após cruzar a fronteira do estreito de Taiwan", afirmou o ministério.
"Poderia ser um sonda de balão ou um balão meteorológico que foi desviado para Taiwan devido aos ventos de monções", disse, por sua vez, o ministro taiwanês de Defesa, Chiu Kuo-cheng.
Um dispositivo deste tipo pode ser utilizado para coletar dados meteorológicos, acrescentou.
Na véspera, o ministério anunciou a detecção de sete aeronaves chinesas que cruzaram a linha divisória do estreito às 19h30 (6h30 de quinta-feira no horário de Brasília).
Nos últimos anos, a China aumentou a pressão militar e política sobre esta ilha governada democraticamente, que considera parte do seu território.
Embora o envio de aviões e navios por Taiwan seja quase diário, a atividade noturna da aviação chinesa e o aparecimento de um balão não são comuns.
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Wang Wenbin, indicou por seu lado que "não tinha conhecimento" da situação.
Em fevereiro, um balão chinês sobrevoou o território dos EUA. Washington denunciou uma operação de espionagem, refutada por Pequim.
* AFP