O exército israelense afirmou, neste domingo (17), ter descoberto "o maior túnel" subterrâneo construído pelo Hamas na Faixa de Gaza e que, de acordo com as autoridades, termina próximo ao território de Israel.
Um fotógrafo da AFP foi autorizado a entrar no túnel e comprovar que tem tamanho suficiente para a passagem de veículos em seu interior.
"Essa enorme rede de túneis, que se divide em vários segmentos, tem uma extensão de mais de quatro quilômetros e chega a até 400 metros do ponto de passagem de Erez", entre Israel e o norte de Gaza, indicaram as Forças Armadas de Israel em comunicado.
O túnel está equipado com tubulações, eletricidade, sistemas de esgoto, ventilação e ferroviários. Segundo o exército israelense, foram encontradas armas em seu interior.
O movimento terrorista palestino construiu uma série de túneis em Gaza para contornar o bloqueio estabelecido por Israel desde 2007, quando o Hamas começou a governar o território palestino.
Os ataques do grupo em 7 de outubro causaram a morte de 1,14 mil pessoas em Israel, a maioria civis, enquanto a ofensiva em resposta promovida por Israel matou mais de 18,8 mil palestinos em Gaza, a maioria mulheres e menores de idade, segundo dados das respectivas autoridades.