Pela terceira vez consecutiva, os brasileiros não estão na lista de estrangeiros autorizados a sair da Faixa de Gaza, divulgou a embaixada do Brasil na Palestina nesta sexta-feira (3). Eles terão que aguardar por uma nova lista.
O embaixador Alessandro Candeas informou que os países contemplados nesta terceira rodada são Alemanha, Estados Unidos, Itália, Indonésia, México e Reino Unido. No total, 571 pessoas receberam autorização, sendo 367 norte-americanos e 127 britânicos.
Nos dias 1º e 2 de novembro, foram divulgadas as duas primeiras listas, que incluíram permissões para cidadãos de vários países, permitindo-lhes deixar Gaza pela passagem de Rafah.
O embaixador do Brasil no Egito, Paulino Franco de Carvalho Neto, ressaltou que a autorização depende das autoridades israelenses. Segundo ele, o governo egípcio não vê impedimentos para permitir imediatamente a entrada dos brasileiros no Egito, com a compreensão de que eles seguirão para o Brasil.
Um avião da Força Aérea Brasileira já se encontra em território egípcio e está pronto para trazer o grupo de brasileiros de volta ao Brasil.
Os brasileiros que aguardam em Gaza receberam um comunicado do governo prometendo apoio com atendimento médico, assistência social e regularização migratória. No entanto, ainda não há uma previsão para quando eles serão autorizados a deixar a região.