Entre os brasileiros repatriados vindo da Cisjordânia que desembarcaram nesta quinta-feira (2) no país está um gaúcho, que tem Porto Alegre como destino final. O produtor rural Maged Gharib, 62 anos, natural de Estrela, no Vale do Taquari, chegou no início da manhã com o grupo de 32 pessoas, em mais uma etapa da Operação Voltando em Paz.
A aeronave VC-2 (Embraer 190), cedida pela Presidência da República, fez uma primeira parada na Base Aérea de Recife (PE), onde aterrissou por volta das 5h30min. Nessa primeira parada, os passageiros tomaram café da manhã e seis deles desembarcaram. Os demais seguiram viagem até Brasília, onde pousaram às às 8h15min. Somente uma passageira permaneceu na capital federal.
Os demais passageiros seguem para Foz do Iguaçu, no Paraná (oito pessoas), Curitiba, também no Paraná (dois), São Paulo (cinco), Florianópolis, em Santa Catarina (quatro), Rio de Janeiro (três), Goiânia, em Goiás, (dois). Em Recife ficaram três pessoas e outras três pessoas seguiram para Fortaleza, no Ceará. O gaúcho é o único que tem Porto Alegre como destino final.
O percurso
Nessa nova etapa, a Representação Brasileira em Ramala organizou a operação de resgate das 12 famílias. O grupo é formado por 12 homens, 9 mulheres e 11 crianças — entre eles, seis idosos, dois deles cadeirantes. Três veículos alugados pela representação, conduziram os passageiros de onze cidades da Cisjordânia até a cidade de Jericó.
— Os veículos foram identificados com a bandeira do Brasil. Para fins de segurança, as placas, trajetos e listas de passageiros foram informados às autoridades da Palestina e de Israel — explicou o embaixador Alessandro Candeas.
Em Jericó, todos fizeram os trâmites migratórios. Dali, cruzaram a fronteira com a Jordânia e, na sequência, embarcaram em outro ônibus fretado pelo governo brasileiro até Amã, capital do país. Um deslocamento de um pouco mais de uma hora. A aeronave VC-2 decolou da Jordânia às 16h50min (horário local) da quarta-feira (1º).
A operação
Até o momento, 1.445 passageiros, em oito voos vindos de Israel e um da Jordânia, todos comandados pela Força Aérea Brasileira (FAB), desembarcaram Brasil. No total, são 1.440 brasileiros, três bolivianas, um palestino e um jordaniano, além de 53 animais de estimação.