Dezenas de milhares de pessoas protestaram neste domingo (26) em Casablanca, capital econômica do Marrocos, em solidariedade aos palestinos e para pedir um cessar-fogo permanente na Faixa de Gaza.
"Não precisamos de uma trégua, mas de um cessar-fogo definitivo" para dar uma oportunidade "para a paz, para a criação de um Estado palestino soberano, com capital em Jerusalém", disse Nabila Mounib, deputada socialista, à AFP, e acrescentou que também quer "o retorno de todos os exilados da diáspora palestina" e a libertação dos prisioneiros palestinos.
Agitando bandeiras palestinas e vestindo kufiyas palestinas, os manifestantes exigiram também a ruptura das relações entre Israel e Marrocos, estabelecidas no final de 2020 no âmbito de um processo entre Israel e vários países árabes promovido pelos Estados Unidos.
"Condenamos igualmente o silêncio dos regimes árabes negligentes, aliados à entidade sionista", disse Hassan Bahadu, membro da Frente Marroquina de apoio à Palestina, referindo-se a Israel.
Israel e o Hamas concordaram com uma trégua de quatro dias, que começou na sexta-feira, na Faixa de Gaza, após sete semanas de guerra.
* AFP