A deputada eleita Diana Mondino, chanceler designada pelo presidente eleito da Argentina, Javier Milei, se reuniu neste domingo (26) com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, em Brasília.
Na ocasião, Diana entregou convite de Milei para que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participe da sua posse, que acontece no dia 10 do próximo mês.
Nas redes sociais, o Itamaraty disse que a reunião também serviu para discussão sobre aspectos da relação bilateral e o atual estágio das negociações Mercosul e União Europeia.
A reunião foi acompanhada pelos embaixadores do Brasil em Buenos Aires, Julio Bitelli, e da Argentina em Brasília, Daniel Scioli.
Após a reunião, Diana conversou com jornalistas. Segundo g1, afirmou que a parceria entre os países deve permanecer:
— Repito o que na Argentina já repeti muitas vezes: uma coisa é a crítica à ideologia e a outra é à pessoa. Isso é totalmente diferente. E temos que separar Estado, de governo, de pessoas. A parceria vai continuar, o melhor e o mais rápido que pudermos.
O chanceler brasileiro classificou a conversa como "excelente":
— Creio que a principal mensagem é que somos países-irmãos e que vamos seguir sendo. Temos que trabalhar muito juntos para podermos fazer crescer os dois países.
Vieira informou que apresentaria o convite ao presidente Lula no final da tarde deste domingo.
— Depois veremos quais são as possibilidades — disse o chanceler.
A presença de Lula na posse é vista como improvável. Atacado por Milei durante a campanha argentina, o presidente deve enviar apenas um representante diplomático para acompanhar a cerimônia. Durante a disputa, o argentino chegou a dizer que não se reuniria com o presidente brasileiro porque ele seria corrupto e comunista.
Lula não se posicionou publicamento durante a campanha argentina, mas seu governo tinha maior proximidade com a gestão de Alberto Fernández, cujo candidato, Sergio Massa, foi derrotado. Após a eleição, Lula parabenizou as instituições argentinas pelo pleito e desejou êxito ao governo eleito, sem citar Milei.
Milei convidou também o ex-presidente Jair Bolsonaro para o evento. Sobre isso, disse Diana:
— Convidamos todos os presidentes da região e convidamos também muita gente que manifestou interesse e apoio na Argentina. A relação vai ser excelente com todos.