Morador de Santa Maria desde 1998, o pastor da Igreja Batista Nacional na cidade, Levi Oliveira, 52 anos, está voltando ao Rio Grande do Sul após viver momentos de tensão em Israel por conta da guerra do país contra o grupo terrorista Hamas. O pastor embarcou em Tel Aviv no início da tarde desta sexta-feira (13) em um voo da Força Aérea junto com cerca de outros 200 brasileiros resgatados pelo governo.
Quando estava a caminho do aeroporto, para o embarque, ele conversou com a reportagem de GZH e agradeceu por poder voltar para casa.
— Graças a Deus vamos poder retornar para casa em paz e segurança. Agradecemos a Deus pelo livramento que nos deu, e as orações de todos que tiveram esse carinho conosco. Vivemos dias muito tensos, sobretudo quando começaram a soar as sirenes. É uma sensação muito ruim — desabafou.
O pastor Oliveira chegou a Israel na quarta-feira (4). Ele participava de um curso bíblico, com peregrinos passando por locais sagrados para o cristianismo, algo que ele já fez ao menos outras 20 vezes. O grupo chegou a percorrer algumas cidades mesmo após os primeiros ataques do Hamas, no sábado (7).
No entanto, quando estavam em Tiberíades, às margens do mar da Galiléia, tocaram as sirenes de alerta para ataques aéreos. Em um vídeo que publicou em uma rede social na quarta-feira (11), Oliveira relatou os momentos de tensão vividos.
— Pessoal, está soando a sirene aqui. Soou duas vezes aqui onde estamos. Correu todo mundo para um corredor do prédio. Aqui nesse prédio não tem bunker. Tem uma senhora de cadeira de rodas. É uma sensação horrível. Orem por nós. O lugar que era o mais seguro do país já está em ameaça. É angustiante — relatou (assista acima).
Levi Oliveira decidiu, então, que retornaria ao Brasil, mas teve um voo comercial cancelado. Então, pediu ajuda à embaixada brasileira em Israel. Na quinta-feira (12), recebeu a confirmação de que seu nome estava na lista para um voo de volta ao Brasil nesta sexta-feira. Ainda na noite de quinta ele foi a Tel Aviv, onde na manhã desta sexta se encontrou com demais brasileiros e autoridades. O grupo foi encaminhado de ônibus ao aeroporto.
A previsão é que o avião da Força Aérea Brasileira pouse por volta das 2h30min, já na madrugada de sábado, no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. De lá, o morador de Santa Maria pega um voo comercial até Porto Alegre e, da Capital, volta de carro para a casa dele no bairro Camobi, em Santa Maria.