O papa Francisco pediu neste domingo (8) que "parem os ataques" em Israel, e afirmou que "o terrorismo e a guerra não levam a solução nenhuma".
"Acompanho com apreensão e dor o que está acontecendo em Israel (...) Transmito a minha proximidade às famílias das vítimas", declarou após a oração do Angelus na Praça de São Pedro, no Vaticano.
"Que parem os ataques e as armas, peço por favor", disse aos fiéis reunidos para ouvi-lo. "O terrorismo e a guerra não levam a solução nenhuma, apenas à morte e ao sofrimento de tantas pessoas inocentes", disse ele.
"A guerra é uma derrota. Toda guerra é uma derrota. Rezemos pela paz em Israel e na Palestina", concluiu o papa, que se absteve de fazer uma referência específica à Faixa de Gaza ou ao grupo palestino Hamas, que no início da manhã de sábado (7) lançou uma ofensiva surpresa em Israel que deixou centenas de vítimas em ambos os lados.
Os meios de comunicação israelenses, citando funcionários dos serviços de defesa, afirmaram que pelo menos 300 pessoas foram mortas, incluindo 26 soldados, enquanto em Gaza as autoridades disseram que 313 pessoas tinham morrido.