Após cinco dias de buscas pelo submersível Titan, que estava em expedição turística para ver os destroços do Titanic, a empresa OceanGate confirmou a morte dos cinco ocupantes nesta quinta-feira (22).
O veículo desapareceu no domingo (18), no Oceano Atlântico, próximo a Newfoundland, no Canadá. Os destroços foram encontrados na manhã desta quinta a cerca de 500 metros da proa do Titanic, a uma profundidade de quase 4 mil metros da superfície. De acordo com a Guarda Costeira dos Estados Unidos, o veículo explodiu.
Estavam a bordo do subversível um empresário paquistanês e seu filho, um explorador britânico, um ex-comandante da Marinha francesa e o diretor-executivo da OceanGate (veja abaixo o perfil dos cinco).
"Esses homens eram verdadeiros exploradores, que tinham um espírito aventureiro e uma paixão pela exploração e proteção dos oceanos do mundo. Nossos sentimentos estão com os cinco espíritos e todos os membros das famílias deles nesse momento trágico. Nós lamentamos a perda de vida e a alegria que eles trouxeram a todos que eles conheceram", disse a OceanGate em nota.
Os ocupantes do submersível
Stockton Rush
Piloto do submarino e diretor-executivo da OceanGate, tinha 61 anos. Participou do desenvolvimento dos submersíveis da empresa, inclusive o que desapareceu. Era a principal autoridade da empresa para as operações, direção estratégica e parcerias.
Rush, que começou a carreira nos céus, tornou-se o piloto de jato de transporte mais jovem do mundo em 1981, aos 19 anos, de acordo com informações do jornal Folha de S.Paulo. Três anos depois, entrou na McDonnell Douglas como engenheiro de testes de voo do programa F-15. Em 1989, ele construiu uma aeronave experimental, a Glasair III, que segue em operação. Também criou um submarino para duas pessoas modificando um modelo Kittredge K-350. A experiência na indústria aeroespacial e a paixão pelos oceanos se consolidaram na fundação da OceanGate em 2009.
Shahzada Dawood e Suleman Dawood
Vice-presidente de um dos maiores conglomerados do Paquistão, o Engro Corporation, que fabrica fertilizantes, alimento e energia, Shahzada Dawood, 48 anos, vivia no Reino Unido com a mulher e dois filhos. Um deles, Suleman Dawood, 19, também morreu na tragédia.
Shahzada era formado em Direito pela Universidade de Buckingham e tinha nacionalidade britânica. Conforme a Folha, era membro do Seti Institute, na Califórnia, que busca explorar, entender e explicar a origem e a natureza da vida no universo. Também era membro do Círculo de Fundadores do British Asian Trust, cujo presidente é o rei Charles.
Hamish Harding
Explorador e turista espacial, tinha 58 anos e morava nos Emirados Árabes. Foi fundador e presidente da empresa especializada em serviços de aviação e aeroespaciais Action Aviation, com sede em Dubai.
Era formado em Ciências Naturais e Engenharia Química em Cambridge. Era aviador com licença de piloto de transporte aéreo também de jatos, além de paraquedista. Ainda era membro do conselho do The Explorers Club, renomado clube internacional de exploradores e cientistas.
No passado, trabalhou em uma empresa de turismo que levava pessoas à Antártica, e fez muitas viagens ao Polo Sul. Em 2022, viajou com a empresa Blue Origin, de Jeff Bezos, para o espaço.
Paul-Henry Nargeolet
Considerado o principal especialista no naufrágio do Titanic, tinha 77 anos. Era ex-comandante da Marinha Francesa e liderou diversas expedições ao navio. Era diretor de pesquisa subaquática de uma empresa que detém os direitos sobre os destroços da famosa embarcação.
Entrou para o Instituto Francês de Pesquisa e Exploração do Mar em 1986 e, um ano depois, liderou a primeira expedição de recuperação do Titanic, conforme informações da Folha de S.Paulo. De acordo com a publicação, completou 35 mergulhos e supervisionou a recuperação de 5 mil artefatos, incluindo uma parte de 20 toneladas do casco do navio, conhecida como "Big Piece", agora em exposição em Las Vegas, nos EUA. Em 2010, liderou uma expedição avançada que criou o primeiro mapa de pesquisa abrangente do Titanic, por meio de um sonar de alta resolução que gerou imagens em 3D.