As peças Hamilton e Cameletot, da Broadway, foram suspensas na noite desta quarta-feira (7) em decorrência de uma crise respiratória que acomete o elenco, segundo o jornal O Globo. O problema de saúde que os atores enfrentam foi originado por uma intensa fumaça que cobre, desde terça-feira (6), o céu de Nova York e de outras cidades norte-americanas, em decorrência de incêndios florestais no Canadá.
Além das peças da Broadway, uma montagem de Hamlet que seria apresentada ao ar livre no Central Park nesse mesmo dia precisou ser cancelada. Ainda na quarta-feira, a atriz Jodie Comer precisou interromper o seu monólogo Prima Facie, da Broadway, por causa de uma crise respiratória que teve após 10 minutos do início da apresentação. A artista foi socorrida e a produção seguiu com a artista Dani Arlington, que a substituiu
Os incêndios florestais
Desde o início de junho, o governo do Canadá tenta combater mais de 400 incêndios que afetam a maioria de suas dez províncias e territórios. Nessa semana, a fumaça foi levada para o sul do país, para algumas das cidades canadenses mais populosas.
Na terça-feira, a névoa chegou até os Estados Unidos. Segundo o IQAir World Quality Index, a qualidade do ar em Nova York nos dois últimos dias foi a pior registrada em uma área urbana do mundo. Por causa dessa situação, as autoridades do leste do país recomendaram que os moradores ficassem dentro de suas residências e evitassem atividades ao ar livre.
Desde 1º de junho, a fumaça se espalhou pela Groenlândia e Islândia. A previsão é de que chegue também à Noruega, conforme o Instituto Norueguês de Pesquisa Climática e Ambiental.